menu ao fundo da pagina tem outro

Corinthias!

Fizemos uma enquete com as três turmas dos cursos técnicos da tarde do IFC, como o Corinthians foi o time que mais pessoas torciam, e que coincidiu de ser o ano do centenário do clube, vamos fazer um histórico do time.






História
Era 1º de setembro de 1910 e cinco operários - Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia - se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians Paulista" após assistirem a uma partida de uma equipe de futebol da Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que já no primeiro momento afirmou: "o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou. Na verdade, apenas uma semana. Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma platéia entusiasmada que garantiu: "este veio para ficar". De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea. No ano de 1913, o Corinthians pleiteou uma vaga junto à Liga Paulista de Futebol e foi aceito, tornando-se assim o quarto dos chamados "três mosqueteiros" (os outros eram Americano, Germânia e Internacional), daí a origem do mascote corinthiano. Grandes craques passaram pelo Corinthians em sua história quase centenária. Nomes como Neco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gilmar, Rivellino, Sócrates, Biro-Biro, Ronaldo, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, entre outros, são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela Fiel Torcida.

Títulos

CAMPEONATOS

Internacionais

I Mundial de Clubes da Fifa (2000)

Nacionais

Campeonato Brasileiro (1990, 1998, 1999 e 2005)
Campeonato Brasileiro Série B (2008)
Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009)
Supercopa do Brasil (1991)



Escudo



Hino
O primeiro hino foi de autoria de Guarani e Pirajá. Porém, o hino escolhido como oficial foi o idealizado pelo radialista Lauro DHYPERLINK entre 1951 e 1952 e batizado inicialmente de Campeão dos campeões.
As estrofes "Salve o Corinthians, o campeão dos campeões..." fazem alusão a uma taça disputada entre o clube e o Vasco da Gama. Os corintianos eram os atuais bicampeões estaduais, enquanto os vascaínos eram os atuais campeões do Rio de Janeiro. A Associação Paulista de Esportes Atléticos promoveu um tira-teima entre os campeões estaduais e ofereceu a "Taça Apea" ao vencedor da disputa, realizada em duas partidas. No primeiro duelo, o Corinthians fez valer sua força em seu estádio e aplicou um 4 a 2 nos cariocas, no Parque São Jorge. Uma semana depois em São Januário, Tuffy, Rato e companhia mostraram por que eram a sensação do futebol paulista e venceram o Vasco, de virada, por 3 a 2, tornando-se "o campeão dos campeões".

Estádios
O primeiro campo do Corinthians ficava no bairro do Bom Retiro, onde o clube foi fundado, em 1910. Mais precisamente na antiga Rua dos Imigrantes, atual Rua José Paulino. Não era, na verdade, um estádio, mas um terreno baldio que pertencia a um vendedor de lenha.Foi apelido de "Campo do Lenheiro". Era a época da várzea e os próprios jogadores tinham de limpar e aplanar o gramado.
Em janeiro de 1918, o Corinthians inaugurou seu primeiro estádio, na Ponte Grande (atual Ponte das Bandeiras), às margens do Rio Tietê.] O terreno foi arrendado da prefeitura por influência do intelectual Antônio de Alcântara Machado, um dos primeiros a se aproximar do clube dos operários. Ficava ao lado do Campo da Floresta, da AA das Palmeiras (o maior da cidade até então) e fora construído pelos próprios jogadores e torcedores, em sistema de mutirão. O Corinthians permaneceu mandando seus jogos ali até 1927. Lá fez 108 jogos, com 83 vitórias, 43 empates e 12 derrotas. Fez 391 gols e levou 111 gols.
Em 1926, o clube comprou o campo do Parque São Jorge, localizado dentro no Tatuapé. O Parque São Jorge pertencia ao Sírio, um rival nas disputas futebolísticas da época. Após a compra, o então presidente corintiano Ernesto Cassano resolveu reformar o estádio, com ajuda financeira dos sócios. Enquanto eram realizadas as reformas, o Corinthians seguia mandando suas partidas no campo da Ponte Grande. Assim que cessaram as reformas no Parque São Jorge, em 1928, o campo da Ponte Grande foi doado ao São Bento.O reformado Parque São Jorge, ainda sem ter iluminação, foi inaugurado em 22 de julho, em um amistoso contra o América carioca.
O terreno original comprado junto ao Sírio incluía uma fazenda - daí o apelido de "Fazendinha", utilizado até hoje. Foi a partir deste local que o Corinthians começou a se desenvolver e pôde contruir até sua sede social.
No Estádio Alfredo Schürig, nome oficial da "Fazendinha", o clube jogou somente em 468 oportunidades, com 346 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. Foram 1.312 gols marcados pelo Timão e 480 sofridos. A última partida disputada lá foi um amistoso contra Brasiliense, em 3 de agosto de 2002.Atualmente, o Parque São Jorge é usado para treinamentos e jogos de categorias menores. A diretoria tem a ideia de reformá-lo, mas os planos não saem nunca do papel.O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna)Com o crescimento do número de torcedores, o Corinthians passou a atuar em estádios maiores. E em especial, o clube consolidou uma relação com o Estádio Paulo Machado de Carvalho, que pertence ao município de São Paulo e é mais conhecido como Estádio do Pacaembu Cerca de 50 mil torcedores estiveram presentes na inauguração do estádio em 28 de abril de 1940. A preliminar foi disputada entre Palestra Itália e Coritiba. Em seguida, o jogo de fundo entre Corinthians, então atual tricampeão paulista, e Atlético Mineiro, vencida pelos corintianos por 4 a 2.O Pacaembu foi inaugurado como o maior estádio da América Latina, com capacidade para 70 mil pessoas.Em 1942, pouco mais de 70 mil pessoas foram ao estádio para assistir à partida entre Corinthians e São Paulo, em especial pelo atacante Leônidas da Silva, ídolo são-paulino e considerado o melhor jogador brasileiro em sua época O jogo acabou empatado em 3 a 3 e o público daquele jogo jamais foi batido no estádio. Atualmente, o Pacaembu tem capacidade para receber até 40 mil espectadores.
Sempre houve muitos projetos, mas nunca foram levados à frente.

Primeiro Jogo
A estreia aconteceu dez dias após sua fundação, em 10 de setembro de 1910.O adversário era o União da Lapa, uma respeitada equipe da várzea paulistana. Jogando com muita raça, acabou perdendo de 1 a 0. O primeiro gol aconteceu no segundo jogo aonde o Corinthians ganhou de 2 a 0 sobre o Estrela polar, quem fez foi o atacante Luis Fabi.


Uniformes de 2010

0 comentários:

Postar um comentário